Terraplanagem

terraplanagem

Terraplanagem

A terraplanagem, como o próprio nome indica, é a colocação ou a retirada de terra para deixar um terreno plano, resolvendo diversos tipos de problemas que podem dificultar a construção.

Também definido como o conjunto de operações de escavações, carga, transporte, descarga, compactação e acabamento executados a fim de passar-se de um terreno em seu estado natural para uma nova configuração desejada.

O objetivo da terraplanagem é o de se obter uma infraestrutura firme, resistente e compacta, sobre a qual se assentará a edificação/atividade que será construída.

Para que a terraplanagem seja feita um pouco de terra é retirado de uma parte mais alta do terreno e depositada na parte mais baixa, tornando-o plano, com o uso de equipamentos especiais e também com um cálculo preciso do quanto de terra precisa ser retirado (corte) e depositado (aterro).

Antes de fazer a terraplanagem, é muito importante que o terreno esteja limpo, sem detritos e vegetação (como árvores, toras de madeira, pedras e outros itens), para que as máquinas consigam trabalhar de forma adequada.

A terraplanagem é uma das principais técnicas da engenharia civil, ajudando na criação de obras de engenharia de solo (como estradas de ferro, rodovias, barragens, canais e valas), no nivelamento de áreas em desenvolvimento para a construção, na abertura de depósitos minerais e na fundação para edifícios e estruturas erguidas a partir de outros materiais.

O que definirá (ou não) a necessidade da terraplanagem é: o perfil do terreno, as cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e também o grau de dificuldade para executar a terraplanagem. Se, por exemplo, o seu terreno tiver cotas muito abaixo (em declive) ou muito acima (em aclive) das cotas da rua, um serviço de terraplanagem poderá ser necessário.