Levantamento Planialtimétrico (Topografia)
topografia
Topografia
Topografia é um dos ramos da ciência destinada ao estudo do solo. Por meio dela pode-se obter toda as características do terreno e fatores determinantes de uma certa região. É de fundamental importância para acompanhamento, implementação de obras, e projetos que envolvam modificação em superfícies.
Uma das aplicações desta ciência é o levantamento topográfico que se baseia em métodos e processos de coleta de dados, para obter com precisão, elementos que permitam a elaboração de plantas topográficas com informações suficientes sobre o local.
As informações obtidas num levantamento topográfico é o primeiro passo para o planejamento de uma construção, porque fornece as dimensões e condições do terreno onde ela será realizada. Além disso, a partir das coordenadas e dos pontos de apoio, é possível gerenciar as informações. Assim, gera-se um modelo da superfície do terreno, e confecciona-se uma planta com a posição exata de cada um dos elementos que o compõem.
Um bom levantamento topográfico resulta numa maior gama de informações fundamentais ao projeto. Sendo assim, todas as características ajudam a descrever o local onde a construção será feita. Dessa maneira, é possível presumir os serviços que serão realizados.
As atividades de um levantamento topográfico são orientadas pela Norma Brasileira NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico, definindo-o como o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas.
A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.